Loading...
Imunologia 2019-01-30T17:43:18-03:00

IMUNOLOGIA

Os imunologistas clínicos são responsáveis pelo diagnostico e discussão de estratégias de tratamento em pessoas com doenças imunológicas. Este profissional trabalha com pesquisas especializadas, para desenvolver novas terapias ou técnicas de diagnostico com base em dados clínicos. Os imunologistas, também, têm a função de desenvolver vacinas para prevenir doenças em escala mundial.

O que é imunologia?

imunologia é a ciência que estuda as respostas do organismo que fornecem imunidade, para proteger contra doenças. A imunologia clínica estuda as doenças causadas por problemas de desorganização no sistema imunitário, isso pode ocorrer devido à falha, à ativação anormal, ou ao crescimento maligno ou cancerígeno dos elementos celulares do sistema. Também é responsável pelo estudo de vacinas e outros agentes que alteram a reação imune aos micróbios. O sistema imunológico é dividido em duas partes, antígenos e anticorpos.

  • anticorpoé uma proteína especifica que reage apenas com o corpo estranho contra o que foi introduzido.
  • Antígenoé uma substância estranha ao organismo que provoca a produção de anticorpo.

Quando os antígenos são detectados, substâncias estranhas que invadem o organismo, vários tipos de células trabalham em conjunto para reconhecê-los e responder. Em seguida, os linfócitos B começam a produzir anticorpos que travam os antígenos.

Apesar dos anticorpos reconhecerem e bloquearem os antígenos, eles não são capazes de destruí-los sem ajuda. As células T têm a função de destruir os antígenos detectados pelos anticorpos ou células que foram infectadas ou de alguma forma afetadas.

Sistema imunológico

Os seres humanos têm três tipos de imunidades, imunidade inata, imunidade adaptável, e imunidade passiva. Todas as pessoas nascem com imunidade inata, um tipo de proteção geral, por isso, vários germes que afetam outras espécies não nos prejudicam.

imunidade ativa se desenvolve ao longo da vida da pessoa. Este tipo de imunidade envolve os linfócitos e desenvolve-se quando a pessoa está exposta a doenças ou imunizada contra doenças, através da vacinação. Já a imunidade passiva possui um curto período de vida, conhecida como imunidade temporária.

É importante ressaltar que o sistema imunológico pode variar de pessoa para pessoa, por isso, algumas pessoas parecem nunca ter infecções, enquanto outras parecem estar doentes o tempo todo. Com o passar dos anos, as pessoas tornam-se imunes a mais germes, por isso, os adultos e adolescentes ficam menos doentes do que uma criança, os seus corpos já aprenderam a reconhecer e detectar rapidamente alguns vírus.